12 de fev. de 2013

Publicidade: Porquê o Sexo Vende?

...........Segundo estudos, publicidade com imagens com apelo sexual vendem qualquer produto. De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, anúncios com mulheres e homens atraentes excita as áreas do cérebro que nos fazem comprar por impulso, ignorando a parte que controla o pensamento racional.
...........Mas porquê o sexo vende? O sexo está relacionado com a sensação de poder e prazer e é vista por algumas culturas e religiões como algo proibido e que, por estes motivos, despertam a atenção seletiva dos indivíduos. Outro aspecto determinante é o instinto fisiológico presente nos seres humanos, com referência à necessidade de prática do sexo. Além disso, o sexo (ou a prática de) é, culturalmente, um acontecimento de simbologia de “ritual de passagem” para idade adulta e também de afirmação social e pessoal. Como componente presente na perpetuação de espécies, o sexo exerce função de equilíbrio (ou desequilíbrio) nas manifestações psicossociais humanas, descritas em “Ensaios sobre a Sexualidade” de S. Freud. Desta forma, é compreensível que o tema “sexo” exerça um estímulo poderoso dentro do contexto ‘estímulo-resposta’ e seja usado em ações mercadológica, pois desperta a atenção ao processo da comunicação. Contudo, há que se considerar sempre o limite do bom senso de modo a não proporcionar agressividade invasiva da zona de conforto dos indivíduos.
...........Li em algum lugar que sexo vende porque quase todos gostam, porque muitos fantasiam com coisas que a sociedade não permite divulgar, porque todos queremos aprender mais, porque todos queremos mais e de maneiras diferentes, porque a Era da posição de missionário já era, porque "somos donzelas na mesa e loucas na cama", porque eles são mais ou menos bem comportados socialmente e depois quando fazem sexo esquecem que o mundo existe. Se é por ai, há muitas divergências que não vou me inteirar a fundo nesse assunto já que cada qual terá uma opinião diferente.
...........Abaixo, alguns exemplos de peças gráficas de alguns países que apostam a força desse poder para chamar atenção do público-alvo para vender seus produtos ou serviços. De forma direta e indireta podemos ver claramente que esse objetivo faz parte do imaginário de todos independente de onde esse tipo de publicidade seja publicada.
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Textos Relacionados: Terra Pesquisas / Blog Avemarketing (Elcio Fernando)

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage