10 de mar de 2013

Humor Publicitário em Peças Gráficas

...........A Publicidade quase sempre usa o bom humor para seduzir e vender serviços ou produtos. O bom humor sempre esteve ligado à propaganda nos comerciais de TV, rádio e principalmente nas peças gráficas. Os diretores de criação sempre são bem humorados e conseguem ter sacadas geniais que nos fazem rir e querer ver novamente a propaganda, esquecendo que o propósito daqueles comerciais não é exatamente entreter e sim vender.
...........O recurso humorístico ainda é a melhor forma de chegar aos consumidores já saturados pelas velhas táticas usadas pela publicidade. Uma propaganda feita com humor se torna muito mais atrativa e interessante aos olhos de quem vê. O humor quando bem usado pode ser um ponto a favor, mas é preciso tomar cuidado, pois, se exagerado, pode cair em desgraça e até sofrer uma certa discriminação.
............Descobrir o lugar que o humor ocupa na comunicação leva a visão que mostre seu caráter heterogêneo, ou seja, não existe um “Humor Publicitário”, mas várias classes de humor. Existe, com certeza, uma classe de humor mais direcionada para a Publicidade pelo conteúdo da mensagem ser um comercial veiculado por determinado meio de comunicação, produzido num contexto de competitividade (comercial).
...........A primeira vista parece ser fácil desenvolver uma campanha de humor, mas deve ser funcional e de forma leve e segura para não comprometer o serviço ou produto que se está promovendo.
...........Nos exemplos abaixo, algumas peças gráficas divertidas que abusam desse tema. É clara a intenção do lado humorístico nas peças onde o significado é facilmente entendida em qualquer lugar do mundo. Algumas peça podem ser entendida como humor negro o que torna a mensagem com mais impacto do que as tradicionais.
(Clique na Imagem para Ampliar)



















Um comentário:

Anônimo disse...

Alguns não são tãoooo óbvios assim, não entendi todos. O que mais me chama atenção em comerciais (de tv), é o som, uma boa música pode até corrigir uma fotografia não tão bem feita e torna o comercial inesquecível. Talvez seja uma boa idéia para um próximo post.

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage