14 de jan. de 2011

Orkut - Merchandising Social

......................Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto-de-venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
......................A estratégia de se amarrar produtos a contextos é antiga. A primeira experiência desse tipo, em telenovela, aconteceu em Beto Rockfeller (Bráulio Pedroso, 1969, TV Tupi), cujo protagonista, personagem do ator Luís Gustavo, amanhecia quase todos os dias ressacado das noites de farra e tomava o antiácido efervescente Alka Seltzer, produzido pela Bayer.
......................Entretanto, o “merchandising” social excessivo nas novelas está levando ao desgaste da fórmula e até atraindo a antipatia do público, em alguns casos. Afinal, tudo que é em exagero cansa e enjoa, principalmente, quando as mensagens são transmitidas em tom professoral.
......................A nova onda são as mídias sociais, direta e indiretamente influenciando os consumidores, tanto na TV quanto na internet. Empresas como Coca-Cola, Starbucks e Dell acertam o passo nas mídias sociais e tornam-se exemplos de como impactar cada vez mais consumidores no mundo.
......................Aqui no Brasil o Orkut reina absoluto nas mensagem indiretas de valorização de vários produtos. Os mais comuns são marcas de cerveja, moto e roupa, além de ambientes nortunos ou de férias. Difícil ter um parâmetro geral.
......................O merchandising assume uma importância determinante sobre a venda dos produtos e a sua rentabilidade, logo, tanto os produtores como os distribuidores encontram-se inevitavelmente ligados ao mesmo.
......Os objetivos do produtor são:
......* Maximizar o volume das vendas dos seus produtos em detrimento dos produtos concorrentes.
......* Valorizar a imagem de marca.
......* Desenvolver relações de parceria com a distribuição.
.
......................Abaixo 15 fotos do Orkut onde se mostra de forma direta a preferência por determinados produtos, valorizando principalmente a marca. Resumindo, isso mostra o máximo de satisfação do cliente e serve de meio facilitador de escolha de quem as veêm.

(Clique na Foto para Ampliar)



Este post foi criado a partir de observação de muitos produtos e serviços utilizado no orkut pelas pessoas em geral. Quem concorda ou não podem comentar a respeito.
Edy - 2011

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage