17 de fev. de 2011

ICEC Cuiabá - ENADE Acima da Média

EDUCAÇÃO
Centros Universitários Ficam Sem autonomia
(Fernando Duarte/Da Redação)

................O Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) perderam a autonomia administrativa após 3 anos consecutivos obtendo notas insatisfatórias no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC). Com a decisão, as instituições podem não obter financiamento nem criar ou expandir novos cursos. Além das 2 de Mato Grosso, outras 13 universidades e centros universitários de 5 estados do Brasil também não atingiram conceitos suficientes.

(Clique no Banner Abaixo e Veja a Vantagem de ser ICEC)

................Ambas as instituições do Estado obtiveram nota 2 no Enade 2009, que avaliou 22 áreas (entre elas Administração, Direito, Comunicação Social, Ciências Econômicas, Turismo, Relações Internacionais). A nota 2 é considerada insatisfatória, a 3 é chamada de razoável, a 4 e 5 boa e excelente. A divulgação dos dados foi realizada pelo ministro da Educação Fernando Haddad, que destacou a avaliação tanto dos cursos de graduação quanto de pós-graduação, além da perda imediata da autonomia.

................Na prática, qualquer decisão que as instituições penalizadas forem tomar terão que pedir "permissão" ao Ministério da Educação (MEC). Haddad destacou que as instituições com conceitos 1 e 2 correm o risco de serem fechadas caso não corrijam as deficiências que serão apresentadas pelo MEC.

Formandos 1.ª Turma Publicidade ICEC (2007/2010). Eu estou aqui pessoal.

................A doutora em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tereza Christina Veloso, lembra que o próximo passo será uma visita pessoal de representantes do ministério. É nessa inspeção que serão apresentados os pontos que devem ser corrigidos para que as instituições possam retomar à autonomia.

................"O Enade é a avaliação do estudante, que também avalia a estrutura do curso que faz. O MEC vai atrás do que os alunos apresentaram". O exame é realizado de 4 em 4 anos, sendo que, em cada ano, uma área de conhecimento é avaliada.

................Com a perda de autonomia administrativa, os centros universitários caem na escala para se tornar faculdade. Caso os reitores não cumpram os ajustes exigidos, as instituições serão descredenciadas, ou seja, não haverá ingresso de novos alunos, só a conclusão dos já matriculados.

................Outro lado - Tanto os representantes do Unirondon quanto do Univag foram procurados pela reportagem, mas até o fechamento desta edição não se pronunciaram. Pelo primeiro, foi contatada a assessoria de comunicação e, pelo outro, foram deixados inúmeros recados com diversos setores, inclusive a Pró-reitoria de Graduação.

Fonte: Jornal A Gazeta
(
14 de Janeiro de 2011)

Um comentário:

Unknown disse...

Edilson, muito oportuna a exibição da reportagem d'A Gazeta. A qualidade no ensino é algo que deve ser perseguido ferrenhamente na Educação.

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage