24 de mar de 2011

Publicidade com Temas Religiosos

........................ (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão. Para religiões que se baseiam em crenças, a fé também quer dizer que alguém aceita as visões dessa religião como verdadeiras. Para religiões que não se baseiam em credos, por outro lado, significa que alguém é leal para com uma determinada comunidade religiosa.
........................A palavra religião é por vezes usado como sinônimo de fé ou crença, mas a religião difere da crença pessoal na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo as congregações para a oração, hierarquias sacerdotais, lugares sagrados, e/ou escrituras.
........................Não se divulga em larga escala, mas, a propaganda, que tem origem na palavra Propagare, ou propagar, é um veículo influenciador de massas, que foi criado e desenvolvido pela Igreja Católica, para divulgar e anunciar através de sons e símbolos sua doutrina. Curioso não?! Abaixo, análise segundo o Mago Fred Willian:
...........................Numa aldeia medieval qualquer, onde existia o arauto (mensageiro), uma mala-direta muito mixuruca em relação ao Sino. O Sino da Igreja é o primeiro Veículo de Comunicação de Massa. E tinham até código, todos sabiam se era missa, se era festa, ou se era enterro.
........................OUTRA: Eles criaram o primeiro Display – que é um recurso para se colocar alguma coisa em evidencia – a Torre da Igreja. Nas aldeiazinhas antigas, como os telhados eram baixos, Eles faziam a torre, muito mais alta para que a igreja podesse ser vista de todos os pontos do lugar.
........................MAIS: Em cima do Display, na ponta dele, ou seja, da torre da Igreja, eles colocavam a MARCA do “produto”, quer dizer, da religião: a CRUZ.
........................Um logotipo tão forte que é usado até hoje. Eles inventaram também o primeiro AUDIOVISUAL do mundo, através daqueles quatorze (14) quadros da VIA SACRA. Inventaram a TRILHA SONORA, um órgão em cada Igreja, o Som, a Musica, o Coro, a Missa tinha trilha sonora como um filme de cinema ou programa de televisão. O Apóstolo Paulo era, portanto um bom Publicitário, um Homem de comunicação de formação religiosa.
........................A ferramenta mais importante que eles criaram e a gente usa é a seguinte: se eu quiser fazer um texto certo, para um determinado público, tenho de fazer pesquisa; pois eles fizeram o primeiro departamento de pesquisa do mundo, que é o Confessionário, onde conheciam o vazio emocional das pessoas.
........................Hoje a gente faz levantamentos, naquele tempo era direto: tantos por cento das pessoas tem preocupação A, B ou C. Tanto que o padre, no sermão da época, parecia um sábio. Por que tinha subsídios daquele santo departamento de pesquisa que era o Confessionário. Não é a toa que as igrejas são construídas em lugares altos, e tem seus prédios alturas elevadas, esta prática condiciona a mente humana através do campo ótico, dando, com a convivência diária, a sensação de superioridade, de estar mais próximos do Céu, de Deus, protegidos, amparados.
........................Esta prática em publicidade tem um nome: OUT-DOOR: São placas, painéis grandes, colocados nos terrenos vazios que através de imagens bem produzidas divulgam qualquer produto de mercado. O interior das igrejas são bem projetados de forma que as atenções fiquem concentradas no padre, daí suas conchas acústicas, os altares, e as altas janelas, que apesar de grandes não permitem a visão do exterior, algumas colocam vitrais belíssimos com imagens Sacras.
........................Uma pessoa leiga (desinformada), jamais atentaria para estes fatos curiosos do lado mágico da publicidade, capaz de modificar o curso da humanidade para onde queira, imaginem um homem com o poder de Cristo vivendo nos dias de hoje, tendo nas mãos toda a cadeia de Rádios, Jornais, Revistas, Televisões, sistemas de som hiper potentes, os homens do poder entrariam em pânico geral, o mundo viraria de cabeça para baixo.
........................Aquele que tem o Dom da palavra sabe que isso é possível, transformar o mundo, conseguir atingir de forma nítida e verdadeira o vazio emocional das pessoas, não com truques mecânicos ou eletrônicos, mas de forma despretensiosa e com total ausência de Ego, tentar o DESPERTAR da Consciência Humana para a CONSCIÊNCIA UNIVERSAL.
........................Em publicidade é importante passar a mensagem com clareza, rapidez, mostrando e falando do produto de forma nítida e com poucas palavras, ou símbolos. Para uma boa campanha ter êxito, um fator é indispensável, a imparcialidade do Artista; ou seja: não se deve ter preferências ou paixões, devemos fazer mais amamos só assim a criação terá ENERGIA para atingir a massa. A ausência de Ego deve ser treinada, provocada, e vivida. Quem consegue este equilíbrio emocional atinge boa aceitação no mercado publicitário.
........................Achei essa matéria acima muito interessante e resolvi postar aqui somente por isso. Cada qual faça seu julgamento do que achou.
........................Abaixo, algumas peças gráficas de alguns paises onde são explorados temas e itens relacionados a várias religiões, os quais não são para divulgar igrejas e templos de forma direta. Alguns seriam até heresia a séculos atrás.
(Clique na Imagem para Ampliar)
.




















Fonte: Wikipedia

Um comentário:

Rosinéia disse...

Nossa vc nos deu uma aula de filosofia da religião!!!Gostei muito qdo vc fez a ponte sobre entre o texo abordado e a publicidade!!! Mostrando q é sempre importante resaltarmos de onde e como surgiram as idéias q hoje movem e transformam nossa realidade....

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage