11 de mai. de 2011

Como se Vestir para uma Entrevista de Emprego

...............A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem está em busca de emprego. Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores. Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista. Mas, com que roupa se apresentar?


(Clique nas Imagens para Ampliar)


...............Roupa de entrevista de emprego nem sempre é terno. Veja as variações, mas fique atento ao código da empresa.
...............A roupa da entrevista não é mais importante que o seu currículo, mas uma impressão ruim pode diminuir suas chances com o entrevistador logo no primeiro encontro. O bom e velho terno serve para quase todas as ocasiões, mas, em alguns casos, pode ser formal demais. Dependendo da empresa e das expectativas para o cargo, uma imagem mais informal contribui para que você pareça adequado.








...............Para acertar, antes de ir, faça a lição de casa. Assim como você busca informações sobre os negócios da empresa, informe- se também sobre seu código de vestir. E vá um pouco mais sóbrio do que isso. Roberta Borguignon, consultora de imagem, ensina: “Por mais que as pessoas vistam-se informalmente no dia-a-dia, o perfil que se espera de um executivo em uma entrevista ainda é rígido”. Essa dica vale principalmente para empresas da área financeira, consultorias e firmas de advocacia.


Conheça as outras possibilidades:
...............Após uma entrevista de emprego, dificilmente alguém dirá que não gostou de seu visual. Por isso, a auto-análise e o bom senso do candidato são tão importantes
...............Independentemente do cargo almejado e do tipo de empresa, alguns itens de roupas e acessórios devem ser evitados, como gorros, minissaias, camisetas estampadas e até sapato muito gasto. "Na maioria das empresas há um senso comum que diz o que deve ou não ser usado numa entrevista de emprego", explica Caiado.
...............Como não há uma segunda chance para causar uma boa impressão, o especialista em RH dá algumas dicas do que não se deve usar em uma entrevista.
O que não usar numa entrevista:
- Pasta de elástico com seu currículo. No lugar use uma maleta ou pasta-portfólio;
- Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando;
- Roupas coloridas ou brilhantes. Exceto em empresas informais;
- Roupas largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas - e que seja do seu tamanho.
- Sapato inadequado. Nem pense em tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto.
- Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas - e o entrevistador pode ser uma delas.
- Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas e lembre-se de cortar o alinhavo que mantém os bolsos do paletó fechados.
- Evite piercings e tatuagens visíveis;
- Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião.
Dicas que fazem a diferença para mulheres:
- Quadril largo:
use colares, lenços e decotes para chamar a atenção para a parte de cima
- Pernas Grossas: prefira roupas mais escuras, sempre no tom da saia
- Pernas Finas: abuse de calças de cores claras e estampadas. Evite calças justas
- Busto Grande: use blusas mais soltas, blazer de gola fina, sem muitos botões e enfeites
- Pouca Estatura: não use roupas com detalhes horizontais de uma só cor. Não use cintos contrastantes. Escolha sapatos leves e delicados, não de saltos exagerados.
- Muita Estatura: Não use uma só cor nas roupas. Abuse de acessórios grandes e cintos largos
- Mais Gordinhas: prefira calças de corte reto e blazers na altura dos quadris. Não use ombreiras nem roupas com bolsos grandes próximos aos seios. Use apenas peças com listras verticais e estampas pequenas com fundo escuro. Cores escuras disfarçam o excesso de peso e túnicas e camisões escondem a cintura e os quadris. Não use cintos.
Dicas que fazem a diferença para homens:
- Terno:
Não feche o último botão. O ideal é que a manga termine na ponta dos dedos
- Calça: Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato
- Jeans: Combina apenas com blazer esportivo, em ambientes informais
- Meias: Devem combinar com o conjunto de cores do vestuário

..............."Seguindo estas dicas, não há como comprometer a entrevista de emprego do candidato com reparações e avaliações negativas por motivo de escolha de vestuário".


Obs: é muito difícil causar uma “Segunda Boa Impressão”.


Crédito: Revista Você SA (Jornalista: DEBORAH TREVIZAN)
Ilustrações: Soud
Achei: Blog do Danon (Jornalismo e Comunicação Empresarial)

Um comentário:

Rádio Cidade Pop disse...

sEU SITE FOI VISITADO POR NÓS. MUITO LEGAL! ATUAL !

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage