19 de jun de 2011

Príncipio da Fotografia Publicitária

.............................No universo da publicidade o trabalho fotográfico está inserido em quase todos os segmentos. É uma ferramenta com tamanha capacidade de prender a atenção das pessoas com os seus recursos. Pensar em publicidade sem levar em conta a fotografia é praticamente impossível. Neste trabalho serão mostrados como agências e clientes estão buscando a satisfação de suas necessidades em estúdios de diversos portes e regiões. Para isso, mostraremos a evolução da fotografia até os dias atuais e sua inserção no nicho publicitário.

.............................A fotografia publicitária é uma ferramenta muito utilizada pelas agências e anunciantes. Com apenas uma imagem, pode-se dizer várias coisas. A fotografia por si só, carrega o seu imperativismo ao momento que nos deparamos com ela. Ou seja, as fotografias publicitárias estão dispostas por todo o tipo de material. Uma única imagem pode expressar muitas coisas ao mesmo tempo, comovendo, cativando, surpreendendo. Também deve chamar e prender a atenção das pessoas e buscar depois disso, uma forma imperativa na vida das pessoas, criando a necessidade do consumo. Para chegar neste nível de convencimento, a fotografia deve agir em vários pontos com as pessoas, como o subconsciente, criando desejos e buscando formas de os satisfazer.

.............................Por princípio, a fotografia para publicidade é uma encomenda. É uma prestação de serviço, à qual o fotógrafo imprime talento, técnica e disponibiliza recursos para a sua realização. A fotografia por encomenda abrange diversas áreas: propaganda, editorial, industrial, institucional e todas as que são utilizadas comercialmente, seja na mídia impressa, peças promocionais, perfis ou qualquer outro veículo que divulgue, de alguma forma, uma empresa ou um produto.

.............................A fotografia encomendada para publicidade é sempre mais sofisticada e exigente e, portanto, mais cara. Ela envolve custos de produção, de cachês, de estrutura dos estúdios, de equipamento fotográfico, de material sensível e de processamento. O tipo de orçamento de uma foto encomendada determina seu custo maior ou menor. Orçamento fechado: orçamento aprovado sem custos adicionais. Isso obriga o fotógrafo a calcular margem de risco para cobrir eventuais despesas, impossíveis de serem previstas durante a elaboração do orçamento.

.............................Ao contrário de que muitos pensam, a fotografia analógica ainda existe e tem lugar expressivo no universo fotográfico. As câmeras analógicas não têm a instantaneidade como com as câmeras digitais, mas ainda são preferidas por muitos fotógrafos. A fotografia analógica requer um trabalho redobrado de preparação de cenário, luzes, composição. Depois de revelada ela pode ser manipulada em softwares, como a digital.

.............................A busca pela instantaneidade é saciada com os equipamentos digitais. Mas, o trabalho torna-se mais complexo, até sua finalização, devido à manipulação em softwares. Neste advento tecnológico, as opiniões e opções por trabalhar com cada uma destas tecnologias são as mais variadas. Há sempre os prós e contras de cada uma.

.............................O briefing, que é o material que orienta o trabalho do fotógrafo, dando as coordenadas para a realização do trabalho, é entregue para o profissional de fotografia, cada vez mais complexo. Com muitos detalhes e exigências do anunciante encarecem a produção. Porém, é difícil conscientizar o anunciante de tais custos e o trabalho necessário para tal.

.............................Com o passar dos anos essa realidade começou a mudar e os pequenos estúdios especializados em fotografia publicitária acabaram tendo uma parcela significativa nesse novo nicho mercadológico. A fotografia busca mostrar um lado bom da vida. Fazendo com que os consumidores se identifiquem com ela; em algum momento vivido ou em algum momento que elas queiram viver.

.............................Abaixo estão 20 anúncio onde pode-se constatar que cada produção fotográfica vai de encontro com a mensagem e o anúncio. Algumas sofreram manipulação digital para valorizar o anúncio e outras estão na sua forma original para dar mais ênfase a redação sugerida.

(Clique na Imagem para Ampliar)
.




















Texto Relacionado - Original: Leo.Foto.Arte

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage