22 de jun de 2011

Técnicas Publicitárias para o Consumismo

...................................Consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas.

...................................A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca.

...................................A sociedade capitalista da atualidade é marcada por uma necessidade intensa de consumo, seja por meio dos mercados internos, seja por meio dos mercados externos, já que um aumento do consumo, registra-se uma maior necessidade de produção, que para atender a esta demanda gera cada vez mais empregos, que aumentam a renda disponível na economia e que acaba sendo revertida para o próprio consumo.

...................................O objetivo fundamental de todos os anúncios é associar o objecto de consumo a sensações agradáveis, despertando o desejo do consumidor. Frequentemente, é vendido um estilo de vida mais do que o próprio produto. Para tal, as marcas recorrem a várias técnicas publicitárias: Última moda; Fatos comprovados; Apelo à beleza; Ambiente familiar; Criar uma personagem; Slogans atraentes; Generalização da marca; Cuidado e afeto; Celebridades; Música e Sex Appeal. Podem existir outros dependendo da necessidade publicitária.

...................................Atualmente, com a economia do consumo, a publicidade destina-se a incutir nos consumidores a necessidade dos produtos, de forma a adquirirem o maior número de bens possível. O público-alvo que precisa ser impactado pela mensagem comercial.

...................................Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. E está cada vez mais presente na vida do consumidor uma abordagem diferente de chamar sua atenção. Abaixo, 20 peças publicitárias diferentes de chamar atenção do consumidor em lugares e maneiras criativas.

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