27 de set. de 2011

Padrão do Rosto dos Povos de Cada País

The Face of Tomorrow é o projeto do fotógrafo sul-africano radicado em Londres, Mike Mike. O trabalho é uma série de fotografias que tenta mostrar o efeito da globalização na identidade das pessoas através de manipulação de imagens. Mike visita uma cidade, tira várias fotos de pessoas do local e depois cria uma composição através de manipulação de imagens de um indivíduo que não existe, mas que seria na concepção do autor um rosto típico daquele lugar.

"O prazer de viver se reflete no rosto"
(Ala Szerman)
Durante aproximadamente 3.5 milhões de anos, a face humana sofreu várias mudanças, como a alteração gradual do seu ângulo, que quase alcançou uma posição perpendicular. Durante a evolução dos Hominíades a face era menor que a caixa craniana, e ela era vertical. Nos primatas do gênero Australopithecus, a face possuía um formato côncavo e a arcada supraciliar era pronunciada. A face dos Cro-Magnon é plana.
Há diferentes tipos de rosto: triangular, redondo, oval e retangular. O rosto masculino apresenta traços mais largos que o feminino. Queixos são maiores, narizes mais proeminentes,etc. O rosto feminino apresenta traços mais finos, bocas mais carnudas, olhos e maçãs do rosto mais arredondados,etc. Por exemplo, quando uma mulher faz uso de anabolizantes esteroides, aumenta-se o índice de testosterona (hormônio masculino) e fica visível perceber características masculinas como músculos mais desenvolvidos, aumento de pêlos, rosto mais largo etc.
A maioria das mulheres se sente mais atraída por homens de rosto com traços femininos. E os homens também têm preferência por mulheres com características femininas marcantes, como lábios grossos e olhos grandes.
Essa é a conclusão de estudo feita por psicólogos americanos. As mulheres e homens pesquisados tiveram de apontar em um soft com centenas de opções os traços de rostos de pessoas do sexo oposto que mais lhes agradam.

Abaixo, o que seria o protótipo dos rostos das mulheres no mundo, segundo o fotógrafo Mike Mike. Ele pesquisou a fundo o rosto feminino já que eles tem mais peculiaridade semelhantes e ao mesmo tempo diferente do que dos homens. Mais a base da fotomontagens é feitas com várias fotos, tantos de homens quanto de mulheres juntos.
(Clique na Imagem para Ampliar)
O Sul Africano e fotógrafo Mike Mike teria fotografado mais de uma centena de mulheres e homens de diferentes nacionalidades e etnias. Em cada país que visitou, fotografou as primeiras 100 pessoas que eram suscetíveis ao seu padrão de procura, e depois apontou a nacionalidade de cada um.
Para fazer o seu trabalho, fez um processo particular, e diz: "Em cada cidade que eu chegava tirava 100 fotos de pessoas em um lugar particular para não chamar atenção. Logo após fiz a divisão entre homens e mulheres até obter estas fotos acima numa fotomontagem, cada qual do seu país de origem. Eu não estou interessado em saber se uma pessoa nasceu naquele lugar, seja ele residente ou simplesmente um turista, se estava lá e era o meu padrão, eu tirava pedia para tirar a foto. Todo mundo que estava naquele lugar representava o potencial futuro da nossa espécie no planeta, e este foi o resultado."

Ficou curioso? Acesse o link abaixo e veja o que seria o padrão do rosto dos brasileiros na concepção do fotografo. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage