2 de jan. de 2012

Fotografias Publicitarias Criativas

......................A fotografia nada mais é, do que escrever com a luz. Você já deve ter percebido que, principalmente em anúncios publicitários, o photoshop é um recurso altamente utilizado; seja pra dar uns pequenos retoques, seja pra mudar totalmente a realidade. Alguns truques bastante usados na publicidade é o tilt-shift. O tilt-shift é um estilo de fotografia que capta a imagem de objetos e cenários reais mas que ficam parecidos com miniaturas e maquetes.
......................Quanto às imagens publicitárias, divide-se em dois grupos, as fotografias publicitárias que comentam sobre novos produtos, orientando sobre sua função, indicando onde e como usar, onde comprar, quanto pagar, informando os diferentes fabricantes e fornecedores no comércio de varejo, ou seja, quem fabrica, quem vende e quanto pode custar.
......................Sua função, diria pedagógica, é parte integrante de estrutura da mídia impressa, que tanto informa quanto induz ao consumo. Sua informação diversificada está associada à diversidade do público leitor da revista, que é diverso na condição social, no poder de consumo e na possibilidade de aquisição dos diferentes produtos informados, devido ao descompasso entre a circulação da mídia e a distribuição das marcas anunciadas em todo o território nacional, e é construída também para oferecer variedade de combinação de produto acompanhada de variedade de preço.
......................Já a outra seria fotografia publicitária mais prática, de marcar a imagem construída para veicular uma marca e seus produtos, sendo que esse tipo de imagem tem sempre um discurso social com forte carga moral. De todas as fotografias de moda, a publicitária é a que expressa melhor a condição fotográfica, verdadeiramente mimética. Ao se apresentar em um cenário de sonho, dialoga com os desejos mais confessos e os mais obscuros de quem a vê.
......................O fazer fotográfico da imagem publicitária, tem todo um projeto estético de cenógrafo, onde não se separa o captador da imagem do dramaturgo que simula a cena. Esta função congrega domínio da espacialidade, uso de luz, sombra, perspectiva, movimento e construção de texto, que é cultural, e por tanto, tem que conter pontuações sociais, psicológicas, geográficas e afetivas.
......................Uma fotografia publicitária deve conter uma dramatização completa, com personagens, cenário, e algumas vezes, até falas, sendo que tudo isso, deve reproduzir o sujeito olhado como gostaria de ser olhado ou o que gostaria que olhassem nele, e por tanto, como diz Barthes (1980) injetando nela qualidade moral ao jogo social. Ver-se a si mesmo na escala da história, é para ele, a maior qualidade da fotografia, e ai a fotografia de moda cumpre explendidamente seu papel enquanto imagem da cultura, por que reflete o anseio do indivíduo de inserção no conjunto social e no seio do grupo.
......................O operador é o fotografo, o espectador somos nós e o alvo do olhar tanto do fotógrafo quanto do espectador é o referente, espécie de pequeno simulacro. Barthes (1984) fala do referente como o Spectrum da fotografia e usa esta palavra pela associação com sua raiz latina, espetáculo.
......................Não há regra na hora de fazer uma fotografia criativa, nem existem orientações e medidas para pensar em algo fora do comum. Mas uma coisa é certa, para aqueles que criam algumas das fotos mais criativas do mundo, é preciso ter uma grande paixão por fotografia e alguns poucos anos de boas práticas e experiências. Aqui está uma coleção de fotografias publicitárias realmente criativas com um toque de photoshop que são verdadeiramente inspiradoras. Confira as fotos publicitárias, como exemplos variados de vários países, abaixo:
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Textos Relacionados: Rogério Bolanho (Vai.Arrebentar) / Queila Ferraz Monteiro (Fashion.Bubbles)

5 comentários:

Anônimo disse...

Detesto meter bedelho
mas voce poderia coloca rum fundo branco e colocar menos textos e aumentar a figura
fk dica

Edy disse...

É só abrir a imagem em nova janela clicando com o lado direito do mouse que vc verá o original.

Testem as possibilidade antes.

Agencia emarket disse...

Boas imagens

Parabéns pelo post..

Publicidade na Web disse...

Boas imagens..

Agencia emarket disse...

Parabéns pelo post, além de criativo você mostrou outro ponto de vista.

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage