......................A fotografia nada mais é, do que escrever com a luz. Você já deve ter percebido que, principalmente em anúncios publicitários, o photoshop é um recurso altamente utilizado; seja pra dar uns pequenos retoques, seja pra mudar totalmente a realidade. Alguns truques bastante usados na publicidade é o tilt-shift. O tilt-shift é um estilo de fotografia que capta a imagem de objetos e cenários reais mas que ficam parecidos com miniaturas e maquetes.
......................Quanto às imagens publicitárias, divide-se em dois grupos, as fotografias publicitárias que comentam sobre novos produtos, orientando sobre sua função, indicando onde e como usar, onde comprar, quanto pagar, informando os diferentes fabricantes e fornecedores no comércio de varejo, ou seja, quem fabrica, quem vende e quanto pode custar.
......................Sua função, diria pedagógica, é parte integrante de estrutura da mídia impressa, que tanto informa quanto induz ao consumo. Sua informação diversificada está associada à diversidade do público leitor da revista, que é diverso na condição social, no poder de consumo e na possibilidade de aquisição dos diferentes produtos informados, devido ao descompasso entre a circulação da mídia e a distribuição das marcas anunciadas em todo o território nacional, e é construída também para oferecer variedade de combinação de produto acompanhada de variedade de preço.
......................Já a outra seria fotografia publicitária mais prática, de marcar a imagem construída para veicular uma marca e seus produtos, sendo que esse tipo de imagem tem sempre um discurso social com forte carga moral. De todas as fotografias de moda, a publicitária é a que expressa melhor a condição fotográfica, verdadeiramente mimética. Ao se apresentar em um cenário de sonho, dialoga com os desejos mais confessos e os mais obscuros de quem a vê.
......................O fazer fotográfico da imagem publicitária, tem todo um projeto estético de cenógrafo, onde não se separa o captador da imagem do dramaturgo que simula a cena. Esta função congrega domínio da espacialidade, uso de luz, sombra, perspectiva, movimento e construção de texto, que é cultural, e por tanto, tem que conter pontuações sociais, psicológicas, geográficas e afetivas.
......................Uma fotografia publicitária deve conter uma dramatização completa, com personagens, cenário, e algumas vezes, até falas, sendo que tudo isso, deve reproduzir o sujeito olhado como gostaria de ser olhado ou o que gostaria que olhassem nele, e por tanto, como diz Barthes (1980) injetando nela qualidade moral ao jogo social. Ver-se a si mesmo na escala da história, é para ele, a maior qualidade da fotografia, e ai a fotografia de moda cumpre explendidamente seu papel enquanto imagem da cultura, por que reflete o anseio do indivíduo de inserção no conjunto social e no seio do grupo.
......................O operador é o fotografo, o espectador somos nós e o alvo do olhar tanto do fotógrafo quanto do espectador é o referente, espécie de pequeno simulacro. Barthes (1984) fala do referente como o Spectrum da fotografia e usa esta palavra pela associação com sua raiz latina, espetáculo.
......................Não há regra na hora de fazer uma fotografia criativa, nem existem orientações e medidas para pensar em algo fora do comum. Mas uma coisa é certa, para aqueles que criam algumas das fotos mais criativas do mundo, é preciso ter uma grande paixão por fotografia e alguns poucos anos de boas práticas e experiências. Aqui está uma coleção de fotografias publicitárias realmente criativas com um toque de photoshop que são verdadeiramente inspiradoras. Confira as fotos publicitárias, como exemplos variados de vários países, abaixo:
(Clique na Imagem para Ampliar)
Textos Relacionados: Rogério Bolanho (Vai.Arrebentar) / Queila Ferraz Monteiro (Fashion.Bubbles)
5 comentários:
Detesto meter bedelho
mas voce poderia coloca rum fundo branco e colocar menos textos e aumentar a figura
fk dica
É só abrir a imagem em nova janela clicando com o lado direito do mouse que vc verá o original.
Testem as possibilidade antes.
Boas imagens
Parabéns pelo post..
Boas imagens..
Parabéns pelo post, além de criativo você mostrou outro ponto de vista.
Postar um comentário