6 de jan. de 2012

Publicidade - Conceito de Criatividade

“Quando as crianças vão para a escola, são pontos de interrogação; quando saem, são frases feitas”.
Neil Postman (educador)

................A criatividade tem suas raízes na infância, mas infelizmente a maioria dos adultos não teve acesso a uma educação eficiente, impedindo que elas crescessem e florescessem. A curiosidade é um dos mais importantes combustíveis para a criatividade. É através de seu desenvolvimento que conseguimos vencer desafios aparentemente “impossíveis”. O profissional criativo utiliza toda a sua curiosidade para levantar os dados do problema e buscar a melhor solução.
................Pessoas, lugares e acontecimentos podem nos enviar mensagens, respostas e idéias a todo instante. Muitas vezes precisamos codificar essas mensagens através de nossa experiência, percepção e intuição. Utilize todas as armas e sentidos na busca da melhor resposta para o que procura. O psicólogo Samuel Gosling, desenvolveu uma interessante tese que é preciso notar os pequenos detalhes para se ter uma visão real de uma pessoa ou problema. Uma particularidade de alguém, um pormenor sobre um caso podem provocar um insight.
................Normalmente as ideias mais criativas são aquelas mais obvias e simples. As crianças são a essência da simplicidade e podemos aprender muito observando a maneira com que elas desenvolvem suas brincadeiras e criações. Do outro lado temos os idosos com toda a experiência e sabedoria acumulada a duras provas durante várias gerações de muito trabalho. Se observarmos outras culturas, como, por exemplo, a oriental, poderemos aprender a respeitar um pouco mais essas pessoas tão especiais e que têm muitas coisas para nos ensinar. Se juntarmos a simplicidade das crianças com a experiência dos idosos, teremos uma poderosa fonte de idéias. “Ao analisar pessoas de todas as idades, constituições, culturas e portes, aprendemos que os melhores produtos incorporam as diferenças das pessoas”. Tom Kelley
................O preconceito é um perigoso bloqueio a criatividade, não julgue o desconhecido e o diferente. É importante ter a mente aberta para as mudanças, novidades e diversidades que surgirem. Como muito bem disse, Kelley logo acima, os melhores produtos, assim como as melhores idéias podem surgir das diferenças entre as pessoas, coisas, ideias etc.
................Um problema é sempre uma ótima oportunidade para criar. Precisamos gostar dos problemas e desafios que aparecerem pela nossa frente. Um problema e sempre um desafio, uma oportunidade para inovar. Ter coragem de perguntar, questionar e duvidar, é o caminho para entender melhor o problema e dar o primeiro passo no desenvolvimento de uma solução criativa. Uma das características infantis presentes nos adultos criativos é fazer perguntas sobre temas que eles em geral, já não questionam mais.
................Não adianta só ter ideias, é preciso ter coragem para mostrá-las aos amigos, família, sócios, patrocinadores etc. Ao apresentarmos uma ideia, ela cresce, se transforma e atinge uma outra esfera. É nesse momento que a colocamos a prova e podemos visualizar suas reais possibilidades.
................Aproveite seu tempo livre para enriquecer suas experiências, adquirir mais cultura e conhecer mais pessoas. Descubra novas fontes e abasteça seu banco de ideias. Visite museus, parques e exposições. Assista peças de teatro, filmes e shows. Leia o que passar pela frente, de livros a jornais. É preciso estar preparado para receber a idéia.
................A criatividade é um dom que está presente em todos os seres humanos, mas talvez você tenha percebido que umas pessoas tem mais que outras. A criatividade é algo que é difícil de definir. É a capacidade de analisar a realidade de forma diferente da maioria das pessoas; é a capacidade de apresentar, construir algo diferente daquilo que são as normas estabelecidas.
................A criatividade também pode ser estimulada, isto é, tanto os que têm muita criatividade como os que têm pouca, podem melhorar as suas ‘performances’. Dessa forma, abaixo exemplos de peças publicitárias criativas. Você para entender, além de saber inglês, é necessário conhecer o produto para associar a ideia desenvolvida pelos publicitários para vender o produto ou serviço. Peça ajuda ao deus Google se achar difícil, sua criatividade começa por ai.
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Texto Relacionado: Prof. Horácio Soares (Blog Internativa)

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage