24 de fev. de 2012

Armas Usadas no Filme Tropa de Elite II


................Tropa de Elite II, é um filme de 2010 dirigido por José Padilha e na seqüência a 2007 de Tropa de Elite. Situado no Rio de Janeiro, Tropa de Elite 2 segue o tenente-coronel Roberto Nascimento (Wagner Moura) e capitão André Matias (André Ramiro) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) no combate de criminosos e de descobrir uma super conspiração entre os membros da Polícia Militar e funcionários do governo.

As seguintes armas são vistos em Tropa de Elite 2:
(Abra Nova Janela Para Visualizar Original)

Taurus PT92
................A pistola Taurus PT92 (9x19mm) é usada pelo Major Rocha (Sandro Rocha) e oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), bem como por vários criminosos em todo o filme. Na cena inicial um prisioneiro armado com uma PT92 ameaça um líder de gangue rival durante o motim na prisão em Bangu 1. Um traficante de drogas empunha uma PT92 em uma cena na favela. Em um cena Rocha dispara sua PT92 em close. E ainda, Rocha executa um homem que se recusou a pagar propina ao seu "exército miliciano" de policiais corruptos.
NOTA do GALO: Alguns filmes em que podemos ver essa arma ou variação dela são com esses atores: Jack Palance (Tango e Cash - Os Vingadores/1989); Djimon Hounsou (Tentáculos/1998); Patricia Velasquez (Caçadores de Mentes/2004) e Bruce Willis (Setup/2011).

Taurus PT940
................Beirada (Seu Jorge), um preso do Comando Vermelho e líder da quadrilha, usa uma Taurus PT940 (40S&W), dado a ele por um guarda corrupto para iniciar o motim e executar membros da gangue rival na penitenciária Bangu 1. Logo temos, Beirada (Seu Jorge) ameaçar um guarda da prisão capturado com a PT940. Beirada detém Diogo Fraga (Irandhir Santos) como refém durante o motim com a PT940. No filme, em uma cena de um site mostra uma PT940 que foi apreendida durante uma operação do Bope.
NOTA do GALO: Achei apenas esse filme em que podemos ver essa arma com o ator Rodney Rowland (Burn Notice: Operação Miami/2009).

Taurus PT 24/7
................A pistola PT Taurus 24/7 (40BP .40 S&W) está entre as armas recuperadas por policiais do Bope após um ataque ao Bairro do Tanque no Rio de Janeiro. Entre as armas capturadas, filmada por um smartphone, estão as pistolas Taurus PT 24/7 e Taurus PT92.
NOTA do GALO: Essa arma pode ser vista, nesses filmes, com atores: Tommy Flanagan (24 Horas/2009) e Mark Aiken (24 Horas/2009). É uma arma (com variações) também bastante vista pelos usuários dos games: SOCOM: US Navy SEALs Fireteam Bravo 3 (2009) e Hitman: Absolution (2011) com lâminas inoxidáveis no acabamento.

Glock 17
................Um homem armado é visto com uma pistola Glock 17 (9x19mm), quando ele e outros invasores roubam armas de um destacamento da Polícia Civil no Bairro do Tanque. Dentro da unidade ele dar ordens ao chefe de polícia para entregar as chaves do armário de armas.
NOTA do GALO: Essa é uma das campeãs em filmes de ação. Alguns filmes em que podemos ver essa arma ou variação dela são com esses atores: Nancy Allen (RoboCop III/1993); Arnold Schwarzenegger (Queima de Arquivo/1996); Sylvester Stallone (O Implacável/2000); Matt Damon (O Ultimato Bourne/2007) e Ben Affleck (Atração Perigosa/2010).

Glock 25
................Um membro da milícia do Rocha é visto verificando sua Glock enquanto se prepara para uma missão. A pistola Glock 25 é também usada para ameaçar Clara (Tainá Muller), uma repórter que descobre que a milícia tem relações escusas com altas personalidades políticas.

Imbel MD5 LX
................Oficiais do BOPE usam um novo modelo de pistolas Imbel MD5 LX .40 S&W. Um oficial do Bope empunha uma pistola Imbel MD5 LX quando Fraga (Irandhir Santos) se aproxima do bloco de celas onde mostra os tumultos dos detentos. Outro oficial do Bope porta uma pistola para ameaçar Felpa (Zé Mário Farias) quando André vai interrogá-lo. Em um erro de continuidade, a pistola compacta se transforma em uma de tamanho normal quando o Capitão André (André Ramiro), decide usar o método de interrogatório o "saco plástico" em Felpa.

Shotgun Stakeout
................Um guarda prisional é ameaçado por uma Shotgun Stakeout calibre 12 quando capturado pelos prisioneiros no começo do filme. Em outra cena podemo ver rapidamente a Shotgun Stakeout desfocada na imagem quando das negociações dos detentos com o Bope.

MAC-10
................A Submetralhadoras MAC-10 (.45 ACP) é disparada por um traficante em direção ao "Caveirão" do BOPE quando a polícia invade o Bairro do Tanque. Em uma cena podemos ver Capitão André Matias (André Ramiro), recuperar uma MAC-10 de um bandido morto. Na cena das armas capturadas, onde tiram fotos e filmam as armas, podemos ver uma MAC-10, juntamente com uma AKS-74U, um Taurus PT92 e uma PT Taurus 24/7.
NOTA do GALO: Também é uma das campeãs em filmes de ação. Alguns filmes em que podemos ver essa arma ou variação dela são com esses atores: Kurt Russell (Fuga de Nova York/1981); Ciro Petrone (Gomorra/2008); Arnold Schwarzenegger (True Lies/1994); Gary Oldman (Um Tiro de Misericórdia/1990) e Kelly Hu (Contra o Tempo/2003).

Imbel M964 A1 ParaFAL
................A maioria dos oficiais do Bope estão armados com Rifles M964 A1 Imbel ParaFAL (7.62x51mm), incluindo o capitão André Matias (André Ramiro). Durante a invasão a Bangu 1 quanto na ação no Bairro do Tanque podemos ver em destaque os policiais usando a M964 A1 Imbel ParaFAL. Em uma cena na favela podemos ver um atirador de elite do BOPE com um ParaFAL com luneta de mira.
................O ParaFAL é uma versão atualizada do M964 com um tambor mais curto e peças leves de polímero ao invés do tradicional alumínio. Disponível com um kit de peças ou como uma arma completamente nova, o ParaFAL é usado atualmente por muitos policiais brasileiros e unidades militares. Existe vários modelos diferentes, eu mesmo usei um no quartel.
NOTA do GALO: Campeãs em filmes de ação pois suas variações são tantas que dificilmente dá para elencar um único modelo em um filme apenas. Alguns filmes em que podemos ver essa arma ou variação dela são com esses atores: Richard Burton (Selvagens Cães de Guerra/1978); Dolph Lundgren (Escorpião Vermelho/1988); Danny Trejo (Assassinos Substitutos /1998) e Tohoru Masamune (A Origem/2010).

Imbel MD-97 LC
................Alguns policiais do Bope também são vistos com a Imbel MD-97 LC com montagens de picatinny (dentado ou ferrolhado) no cano. Nas cenas de entrada na favela durante o avanço pelos becos podemos ver bem destacada esse armamento. Em uma cena do armário de armas podemos ver a Imbel entre as outros rifles. O rifle LC MD-97 é a versão semi-automática de calibre 5.56x45mm.
NOTA do GALO: como no item anterior essa é uma versão e é apresentada no mesmo contexto usado na Imbel M964 A1 ParaFAL, pois é uma das suas inúmeras variações.

Imbel IA2
................Coronel Roberto Nascimento (Wagner Moura) usa um rifle Imbel IA2 CQC (5.56x45mm.), durante o tiroteio no final do filme. O Imbel IA2 é uma versão atualizada da Imbel MD-97, com compartimento de polímero. Em uma cena de perfil mostra esse modelo de cano curto de onde origina seu nome, CQC.
NOTA do GALO: Mais uma da família Imbel, uma das suas inúmeras variações.

M16A1 (Com M16A2 Handguards, 5.56x45mm)
................Alguns dos policiais do Rocha (Sandro Rocha) usam o rifre M16A1 ou o M16A2 handguards quando o escoltam nas idas nas favelas. Durante essa cena podemos ver em detaque o policial que tem uma M16A1, enquanto Rocha fala com alguns traficantes de drogas. Um dos membros da milícia tem uma M16A1 quando arrastam um homem para uma execução. Uma outra cena onde Rocha discute com tenente-coronel Fábio (Milhem Cortaz), podemos ver um policial empunhando, atrás deles, uma M16A1. No tiroteio no final do filme podemo ver um dos agressores disparando uma M16A1.
NOTA do GALO: Tanto sua variação são M16A1 ou o M16A2 como são praticamente idêntica na utilização, usarei apenas um critérios para os dois modelos. Alguns filmes em que podemos ver essa arma e sua variação são com esses atores: Keanu Reeves (Matrix/1999); Arnold Schwarzenegger e Sonny Landham (Predator/1987); Tom Hanks (Forrest Gump/1994) e Gerardo Vigil (Era Uma Vez no México/2003).

Colt AR-15 Sporter-1 Carbine
................O Colt AR-15 Sporter-1 Carbine (5.56x45mm), é usado por membros das milícias e criminosos ao longo do filme. Em uma cena podemos ver um membro da milícia esvaziar sua Carbine SP1 em uma vítima na favela. Um traficante abre fogo em um carro do Bope. Também podemos ver uma Carbine SP1 que foi tomada pela polícia no chão.
NOTA do GALO: Mais uma da família M16A1 e ARs, uma das suas inúmeras variações. Alguns filmes em que podemos ver essa arma e sua variação são com esses atores: Al Pacino (Scarface/1983); Sean Bean (Bravo Two Zero/1999) e Paul Bettany (Legion/2009).

Colt AR-15A2 Sporter Lightweight
................A Colt AR-15A2 Sporter Lightweight (5.56x45mm), são vistoriadas pelos homens de Rocha quando os mesmos se preparam para sairem para uma missão corrupta. Versão mais leve da família dos 14-Colt AR-15A2.
NOTA do GALO: Também faz parte da família M16A e ARs, uma das suas inúmeras variações. Essa arma pode ser vista com ator Brian Presley (A Volta dos Bravos/2006).

M4A1 Carbine
................O rifle M4A1 em variações padrão e modificados são usados por oficiais do Bope e membros da milícia Rocha. Alguns dos modelos são o Colt M4A1 com 6 ações desmontáveis, todos são calibre 5.56x45mm. Em uma cena podemos ver um membro da milícia guardando o Rocha quando ele recolhe o dinheiro do pagamento de proteção. Outra cena mostra um homem armado com uma M4 render os policiais civis enquanto outros roubam armas do arsenal no Bairro do Tanque. Um membro da milícia tem uma M4, enquanto avaliam os elementos de prova dos crimes cometidos. Oficiais do Bope utilizam a M4s durante uma invasão ao morro.
NOTA do GALO: Outra que faz parte da família M16A e ARs, uma das suas inúmeras variações. Alguns filmes em que podemos ver essa arma e sua variação são com esses atores: Marton Csokas (Triplo X/2002); L.L. Cool J (S.W.A.T. - Comando Especial/2003); Vin Diesel (Babylon A.D./2008) e Michelle Rodriguez (Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles/2011).

Norinco Type 56-1
................O líder da quadrilha de Felpa usa um rifle Norinco Type 56-1 (7.62x39mm), quando seu território é invadido por policiais do Bope. Curiosamente, esta arma nesta cena, tem um bipé dobrado para baixo. Em outra cena um milicianos utiliza essa mesma arma. Podemos ver Felpa abrindo fogo com sua Norinco Type 56-1.
NOTA do GALO: Rifle da família AKS, uma das suas inúmeras variações. Alguns filmes em que podemos ver essa arma e sua variação são com esses atores: Tom Berenger (Platoon/1986); Danny Trejo (Fogo Contra Fogo/1995); Matthew McConaughey (Sahara/2005) e Matt Damon (Zona Verde/2010).

Norinco Type 56
................Essa é o modelo padrão da Norinco Type 56 (7.62x39mm), e ela pode ser vista nas mãos dos traficantes e com um dos membros da milícia. Como o Type 56-1, essa também tem uma baioneta dobrável, bem como várias outras da família das AKM 47. Um dos policiais corrupto executa um homem com uma Norinco Type 56. Na cena também vemos membros da milícia a pé após a execução de um homem carregando sua Norinco Type 56. Na cena que passa um carro da polícia no Bairro do Tanque um traficate observa e porta um desse rifle Norinco Type 56.
NOTA do GALO: Faz parte de um dos modelos Norinco Type, é uma das suas inúmeras variações que fazem parte dos citados filmes anteriormente.

AKS-74U
................Uma das armas que Capitão André Matias (André Ramiro) e oficiais do Bope capturam no Bairro do Tanque é o rifle AKS-74U (5.45x39mm). Essa é mais uma da família das AK47 e também são conhecidas por "AKSU" ou "Krinkov". Na cena da armas capturadas podemos ver uma AKS-74U entre as outras armas.
NOTA do GALO: Rifle da família das AKS, uma das suas inúmeras variações. São usadas em muitos games e animes. Alguns filmes em que podemos ver essa arma com esses atores: Famke Janssen, usando um com pinças duplas (007 Contra GoldenEye/1995); Daniel Craig (Lara Croft: Tomb Raider/2001); Rick Yune (007 - Um Novo Dia Para Morrer/2002) e Eduard Flerov (Home: Dom/2011).

SIG SG-551
................Um dos homens do Rocha é visto engatilhando uma SG-551 no final do filme. O rifle SIG SG-551 é de calibre 5.56x45mm.
NOTA do GALO: Existe algumas variações deste rifles. São usadas em muitos games e animes. Alguns filmes em que podemos ver essa arma com esses atores: Robert De Niro (Ronin/1998); Tim Kang (Rambo IV/2008) e Zöe Saldaña (Colombiana: Em Busca de Vingança/2011).

Armas Cenográficas
................Muitos dos figurantes usar armas de borracha de variados modelos desde rifles M16 a CAR-15. Muitos devem lembrar que várias armas iguais a essas foram roubadas da equipe de cenografia do filme durante um assalto na favela.

Veja as Armas Usadas na Animação Rango

3 comentários:

Jr disse...

Achei o post muito bacana. Só faltou citar os países de origem das armas..
Fica a sugestão..
Abraço!

Anônimo disse...

muito bom!
e eu que so conhecia
28,38,380,12,ak47,uzi,colt pistola,espingada e garrucha :)

Anônimo disse...

Muito bom a explição de nomes das armas usadas np filme,assim agente conhece mais um pouco desses armamentos.

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage