27 de set. de 2011

Padrão do Rosto dos Povos de Cada País

The Face of Tomorrow é o projeto do fotógrafo sul-africano radicado em Londres, Mike Mike. O trabalho é uma série de fotografias que tenta mostrar o efeito da globalização na identidade das pessoas através de manipulação de imagens. Mike visita uma cidade, tira várias fotos de pessoas do local e depois cria uma composição através de manipulação de imagens de um indivíduo que não existe, mas que seria na concepção do autor um rosto típico daquele lugar.

"O prazer de viver se reflete no rosto"
(Ala Szerman)
Durante aproximadamente 3.5 milhões de anos, a face humana sofreu várias mudanças, como a alteração gradual do seu ângulo, que quase alcançou uma posição perpendicular. Durante a evolução dos Hominíades a face era menor que a caixa craniana, e ela era vertical. Nos primatas do gênero Australopithecus, a face possuía um formato côncavo e a arcada supraciliar era pronunciada. A face dos Cro-Magnon é plana.
Há diferentes tipos de rosto: triangular, redondo, oval e retangular. O rosto masculino apresenta traços mais largos que o feminino. Queixos são maiores, narizes mais proeminentes,etc. O rosto feminino apresenta traços mais finos, bocas mais carnudas, olhos e maçãs do rosto mais arredondados,etc. Por exemplo, quando uma mulher faz uso de anabolizantes esteroides, aumenta-se o índice de testosterona (hormônio masculino) e fica visível perceber características masculinas como músculos mais desenvolvidos, aumento de pêlos, rosto mais largo etc.
A maioria das mulheres se sente mais atraída por homens de rosto com traços femininos. E os homens também têm preferência por mulheres com características femininas marcantes, como lábios grossos e olhos grandes.
Essa é a conclusão de estudo feita por psicólogos americanos. As mulheres e homens pesquisados tiveram de apontar em um soft com centenas de opções os traços de rostos de pessoas do sexo oposto que mais lhes agradam.

Abaixo, o que seria o protótipo dos rostos das mulheres no mundo, segundo o fotógrafo Mike Mike. Ele pesquisou a fundo o rosto feminino já que eles tem mais peculiaridade semelhantes e ao mesmo tempo diferente do que dos homens. Mais a base da fotomontagens é feitas com várias fotos, tantos de homens quanto de mulheres juntos.
(Clique na Imagem para Ampliar)
O Sul Africano e fotógrafo Mike Mike teria fotografado mais de uma centena de mulheres e homens de diferentes nacionalidades e etnias. Em cada país que visitou, fotografou as primeiras 100 pessoas que eram suscetíveis ao seu padrão de procura, e depois apontou a nacionalidade de cada um.
Para fazer o seu trabalho, fez um processo particular, e diz: "Em cada cidade que eu chegava tirava 100 fotos de pessoas em um lugar particular para não chamar atenção. Logo após fiz a divisão entre homens e mulheres até obter estas fotos acima numa fotomontagem, cada qual do seu país de origem. Eu não estou interessado em saber se uma pessoa nasceu naquele lugar, seja ele residente ou simplesmente um turista, se estava lá e era o meu padrão, eu tirava pedia para tirar a foto. Todo mundo que estava naquele lugar representava o potencial futuro da nossa espécie no planeta, e este foi o resultado."

Ficou curioso? Acesse o link abaixo e veja o que seria o padrão do rosto dos brasileiros na concepção do fotografo. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro.

Merchandising Na Rede Social Orkut

Uma marca descreve-se não apenas pelos aspectos físicos, mas também pelo carácter, a sua personalidade; pelo seu território e pelos seus valores culturais O carácter ou a personalidade da marca São os traços salientes da psicologia da marca. Os traços de carácter de uma marca nem sempre são nítidos. Todas as manifestações da marca contribuem para os criar, manter ou alterar: os produtos e o serviço, em princípio, mas também a comunicação, publicidade, relações públicas, a imagem que se faz da clientela da marca e a imagem difundida pelos distribuidores.
Numa oferta com produtos muitas vezes indiferenciáveis a marca facilita o reconhecimento e favorece a fidelidade. Como exemplo as bebidas, os televisores, os celulares, carros etc. Por detrás de toda as marcas fortes existe um grupo de clientes fiéis. Assim, o valor do cliente é um bem fundamental que sustenta o patrimônio de marca. Ampliar o valor do cliente fiel ao longo do tempo é o foco mais apropriado do planeamento de marketing.
A nova onda são as mídias sociais, direta e indiretamente influenciando os consumidores, tanto na TV quanto na internet. Empresas como Coca-Cola, Starbucks e Dell acertam o passo nas mídias sociais e tornam-se exemplos de como impactar cada vez mais consumidores no mundo.
As marcas de maior apelo entre os clientes são as mais lembradas e que agregam os atributos de valor, qualidade, confiança, além de forte imagem.
Aqui no Brasil o Orkut reina absoluto nas mensagem indiretas de valorização de vários produtos. Os mais comuns são marcas de cerveja, moto e roupa, além de ambientes nortunos ou de férias. Difícil ter um parâmetro geral.
Abaixo 15 fotos do Orkut onde se mostra de forma direta a preferência por determinados produtos, valorizando principalmente a marca. Resumindo, isso mostra o máximo de satisfação do cliente e serve de meio facilitador de escolha de quem as vêem.
(Clique na Foto para Ampliar)














VEJA O POST

Erotismo e Sensualidade na Publicidade

Desde há duas décadas o uso de cenas eróticas ou mesmo sexuais para vender produtos começou a ser uma constante. A sexualidade é considerada uma das ferramentas mais poderosas do marketing.
Vivemos um momento na publicidade e nas mídias em geral, onde se abusa da erotização de corpos masculinos e femininos de uma maneira explorativa, abusiva, passando uma ideia exagerada de permissividade, numa superexposição de imagens que nem sempre tem como objetivo simplesmente atingir o público-alvo, mas também mexer com complexos do subconsciente humano.
O poder do sexo e do erotismo na publicidade precisa ser levado a sério e não pode ser menosprezado, já que está ocorrendo de forma abusiva e exploratória. Se não podemos consertar ser humano, pelo menos a propaganda a gente consegue.
O uso do sexo na publicidade pode ser mais ou menos subtil. Desde cenas de simulação efetiva de um acto sexual até à insinuação de formas muitas vezes usada pela industria dos cosméticos. E engane-se quem associa o uso da sensualidade apenas à imagem. Vozes quentes e aveludadas emanam sexualidade e vendem produtos.
Os resultados demonstraram não haver qualquer diferença significativa entre o nível de recordação das marcas dos sujeitos que foram expostos a anúncios de conteúdo sexual relativamente aqueles que assistiram a anúncios sem esse tipo de conteúdo. Em suma, a associação das marcas a conteúdos sexuais não é garante de uma boa recordação das mesmas por parte dos consumidores. É até possível, embora aqui seja eu a especular, que as imagens de conotação sexual sirvam como distractores da mensagem que a marca procura passar resultando num menor impacto publicitário.
Existem no entanto situações em que imagens de conteúdo erótico podem ser eficazes na promoção de um dado produto ou serviço. Abaixo, 20 exemplos de formas direta e indireta de apelo sexual em campanhas publicitárias de alguns países.
(Clique para Ampliar)



















Fonte: Fabrício Alves (duplipensar) / Imagens.de.Marcas / Dissonância.Cognitiva

22 de set. de 2011

Mad Max IV: Estrada em Fúria

O site de fãs australiano Mad Max Movies informa que há movimentação no set de Mad Max: Estrada em Fúria. No entanto, não é no sentido esperado pela produção. As filmagens deveriam ter começado há um ano, mas foram adiadas pelas condições climáticas.

Com isso, o diretor George Miller dedicou-se a Happy Feet - O Pinguim 2 e remarcou o início de Estrada em Fúria para 2012. Tom Hardy (A Toupeira), o novo Mad Max, arriscou em agosto que deve começar a trabalhar em abril do próximo ano.

(Clique na Imagem para Ampliar)
.

Max (Mel Gibson) deixou para trás os últimos remanescentes da civilização e entrou no deserto, uma terra dura onde a sobrevivência é uma luta diária. Por um lado, você tem Mad Max 4 (ou Mad Max: Estrada em Fúria, como é chamado), com George Miller a bordo, mas nenhum Mad Mel Gibson (embora louco é mais provável nos dias de hoje).


Pessoalmente, apesar de Miller ter feito um par de filmes interessantes após a trilogia (The Witches of Eastwick, Óleo de Lorenzo, Babe II - sim, Babe: Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade), eu não posso imaginar, todos os trocadilhos de lado, um filme Mad Max sem Mel Gibson.
Mad Max 4, terá Tom Hardy (A Origem), o que não é tão ruim a escolha dele. Ele estave bem em RocknRolla e Layer Cake, mas Mad Max não é a mesma coisa. Pensando bem, era provavelmente loucura inerente Gibson que lhe serviu tão bem no retrato de não Max apenas Mad, mas outros personagens também (acho que Máquina Mortífera é louco suicida Martin Riggs, que era, obviamente, ele tocando uma versão restrita de si mesmo). Então, encarar um papel onde Mel Gibson soltou as feras não é para qualquer um.


Já se sabe que a equipe da produção já construiu os veículos e desenhou todo set do filme que será filmado na Austrália e África do Sul. Além de Hardy, Charlize Theron (A Estrada), Nicholas Hoult (X-Men: Primeira Classe) e Riley Keough (The Runaways - Garotas do Rock). Abaixo fotos dos atores cotados para estarem em Ma Max IV - Estrada Fúria. Mas ainda não se sabe se as mudanças causaram alguma alteração nos contratos e se alguns deles podem abandonar o projeto.


(Charlize Theron) (Nicholas Hoult) (Riley Keough)


Esperamos que Tom se saia bem e não fruste os fãs. Muitas vezes somente a nova geração que desconheçam o personagem podem gostar do filme que promete tudo em matéria de efeitos especiais, afinal o diretor tem cacife para isso.

21 de set. de 2011

ICEC CUIABÁ - 1.ª JORNADA DE COMUNICAÇÃO E TURISMO

Os Cursos de Publicidade e Propaganda e Turismo estão organizando para próxima segunda-feira, dia 29 de Setembro, a 1.ª Jornada de Comunicação e Turismo do ICEC.
Com o tema Sociedade Sustentável, serão diversas palestras ao longo da semana, discutindo o papel da Comunicação e do Turismo na construção e busca do equilíbrio dos aspectos ecológicos, econômicos e sociais.
As inscrições para o evento já começaram e podem ser feitas no Laboratório de Comunicação (Sala 5 - Bloco C), nos períodos vespertino e noturno e/ou na Sala 15 - Bloco D, com a Marineti de Publicidade e Propaganda.

O HEMOCENTRO estará fazendo coleta de sangue nos dias 26, 27 e 28/09. E também serão recolhidos brinquedos, alimentos não perecíveis e outros para a Creche do Sucuri/Cuiabá-MT.

ICEC CUIABÁ - PUBLICIDADE NOTA 4 MEC
A Faculdade ICEC teve o ENADE Acima da Média em 2010. O Curso de Publicidade e Propaganda do ICEC recebeu o relatório da avaliação da comissão de reconhecimento do MEC. Os avaliadores estiveram entre os dias 1.º e 02 de setembro/20011 avaliando o curso para o mesmo receber o reconhecimento.
O Prêmio TVCA 2011 é do Curso de Publicidade e Propaganda ICEC

O Curso de Publicidade e Propaganda do ICEC é campeão Centro-Oeste em três categorias do EXPOCOM no XIII Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) de 2011.
O Curso venceu três categorias das quatro que era finalista:
- Campeão Centro-Oeste em Cartaz (da 3.ª Semana de Comunicação);
- Campeão Centro-Oeste em Portal Avulso (Blog);
- Campeão Centro-Oeste em Pesquisa Mercadológica (Consumidor de cinema em Cuiabá).
Participaram: SERNON, RONI FLÁVIO, JOSÉ CARLOS, RODRIGO, SAMUEL, EDILSON OLIVEIRA e JANAÍNA (da 1.ª turma de formandos do Curso) e aos professores orientadores EUDON JORGE (Cartaz) e CLÁUDIO BRANDÃO (Cartaz, Blog e Pesquisa Mercadológica).

Conquiste um futuro acima da média. Faça ICEC.

20 de set. de 2011

Forças Militares Especiais mais Mortais do Mundo

....................São denominadas Forças Especiais, as unidades militares treinadas para a guerra irregular. Tende a se nomear os militares formados em cursos de forças especiais como operante ou operador, tendo em vista que estão capacitados a realizar operações especiais, também chamam-se operativo, porém este último se tem como equivocado, já que este nome está ligado a operações de órgãos de inteligência.
....................As Forças Especiais têm sua definição ligada à proximidade com o gerenciamento de crises, como o resgate de reféns com ou sem explosivos, com a incursão em território inimigo, uso de armamento de ponta e táticas especiais para cada caso.
O Brasil tem o Pelotão Especial em Combate na Selva, o mais preparado do mundo para esse tipo de ação, entre outros de merecidos destaques.

....................Os militares integrantes destas unidades são, geralmente, voluntários selecionados rigorosamente e que possuem características físicas e intelectuais acima da média dos soldados normais. Ademais, elas possuem como fundamento o nivelamento, ou seja, treinamento contínuo com simulações de situações de risco, ações táticas em geral, busca, resgate e salvamento, onde predominantemente se encontra a hierarquia militar como catalisador de obediência a comando.
....................Abaixo um Top 5 das Forças Especiais mais conceituadas no mundo moderno. O clitério usado foram as operações por elas desenvolvidas nos últimos anos. Além dos investimentos que cada qual tem para seus treinamentos. Aqui estão apenas as 05 que mais se destacam, isso não tira o mérito de muitas outras que existem em vários países, inclusive no Brasil.

5. Kopassus
....................Formada em 1952, faz parte do temido Exército indonésio. É um grupo de forças especiais que rapidamente estabeleceu entre umas das mais treinadas para liderar campanhas de governo militar em caso de invasão e proteger as fronteiras. 
É uma Força Especial do Exército Indonésio, que realiza operações especiais para o governo, tais como ação direta, guerra não-convencional, sabotagem, contra-insurgência, contra-terrorismo e espionagem . Kopassus foi fundada em 16 de abril de 1952, e ganhou a atenção e sucesso no mundo todo, após a operação de libertação de reféns do vôo 206 da Garuda Indonesia.

....................Eles rapidamente ficaram conhecidos no mundo militar, liderando algumas missões militares do governo tais como: acabar com rebeliões regionais no final de 1950; promoveram a campanha militar Western New Guinea entre 1961-1962; estiveram a frente do confronto com a Malásia entre 1962-1966; invasão e os massacres de comunistas em 1965;  invasão do Timor Leste em 1975, e as campanhas subseqüentes contra os separatistas em toda a Indonésia.


Operação Famosa: Em 1981, um grupo extremista islâmico seqüestrou um avião da linha Garuda do vôo 206. Depois que a aeronave pousou, o comando Kopassus executou uma operação de ação rápida, matando 03 seqüestradores e libertando os 50 passageiros. Eles chegam já prontos para a operação, tudo é previamente antecipados para nada dar errado se possível. Foi um inspiração para o filme "Momento Crítico" com Kurt Russell, Steven Seagal, Halle Berry, John Leguizamo.


4. Sayeret Matkal
....................É a força especial de elite das Forças de Defesa Israelenses. São especialistas em armas de pequeno porte, artes marciais e de inteligência profunda atrás das linhas inimigas. Nos dias de hoje estão ocupados com o contra-terrorismo. Sempre dão shows e resgate de reféns para o público.
....................É considerada por muitos como uma das melhores do mundo contra o terror urbano. Desde sua criação é levada muito a sério pelo governo que não libera informações sobre a unidade. Ela esteve na Operação Cólera de Deus que é retratado no filme "Munique" de Steven Spielberg; e também atuou na Operação Entebbe que por muitos especialistas é considerada a missão de resgate mais complexa e perfeita de todos os tempos, nesta operação o tenente coronel Jonathan Netanyahu foi morto por uma rajada de metralhadora, ele é irmão de Benjamin Netanyahu ex-primeiro ministro israelense . A Sayeret desenvolve milhares de táticas e treina constantemente em tempos de paz.
Operação Famosa: Ficaram mais conhecido pela Operação Entebbe, uma missão de resgate para libertar reféns mantidos no vôo 139 da Air France no Aeroporto de Entebbeem, Uganda em 1976. Um soldado israelense, 45 soldados ugandenses, 06 seqüestradores e 03 reféns foram mortos na operação, que, pelo menos, conseguiu libertar outros 100 reféns. Com eles não tem conversa. Quando chamados todos já sabem que as consequências vão ser pesadas para ambos os lados.


3. The Kaibiles
....................Destemida forças tarefa da Guatemala. É um comando revolucionário e especialistas em guerra na selva e operações contra-insurgência. Fundada em 1975, seu lema é: "Se eu avançar, siga-me. Se eu parar, me faça ir adiante. Se eu me retirar, me mate. " No universo militar, são conhecidos pelos treinamentos mais pesados e cruéis que um humanos pode suportar na selva.

....................Mesmo que no passado eles foram criados para ser uma unidade anti-guerrilha, hoje eles são orientados para anti-terrorismo, seqüestro e anti-narcotráfico, de acordo com as necessidades atuais. Se alguém comete um erro, ambos sofrem as conseqüências. O treinamento é implacável. Ações ocorrem durante o dia e à noite. O sono é permitido para não mais do que três horas por dia, só para os mais destacados. Eles são treinados para comer "qualquer coisa que se move". Existem muitas denúncias quanto a massacres praticados por unidades nos tempos das guerrilhas urbanas. Ainda hoje participam de Ações de Paz no Congo, África. Muitos dos seus soldados desertores fazem parte dos mais perigosos mercenários ligados ao narcotráfico em várias partes do mundo.
Operação Famosa: Oito Kaibiles foram mortos e cinco ficaram feridos em uma emboscada no Congo, quando faziam parte de uma força de paz da ONU. Os soldados mortos faziam parte de uma operação mal sucedida para capturar o vice-comandante do Exército de Uganda e Senhor da Resistência. Missão cumprida, mais triste final de operação já que deveriam não espalhar o terror entre a população e com isso tiveram pouco poder de fogo e mal sabiam quem eram os inimigos. O que deixa claro que esse tipo de esquadrão não se deve ser usada para esses fins de pacificação, mas mesmo assim eles são mantidos no país.


2. Alpha Group
....................Os Gatilho da Rússia é um esquadrão antiterrorista de 700 homens bem preparados, formada em 1974 e sobreviveu, apesar do colapso da União Soviética. Com ênfase no resgate de reféns e operações contra o terrorismo, o Alpha Grupo, apesar de serem uma pequena unidade militar, faz com que seja comparável à bravura de muitas outras unidades de forças especiais em todo o mundo. 
....................Eles, especificamente, tem tarefa de responder, prevenir e frustrar atos de terrorismo. Membros do grupo são muitas vezes solicitadas por outras seções do  FSB Especial Operations Center, a fim de fornecer orientações operacionais em situações que são exclusivos ou altamente complexa na natureza. Implementações regionais para áreas propensas a conflitos (como Chechênia ) não são incomuns. Embora pouco se sabe sobre a natureza exata das directivas primárias do Grupo Alpha, especula-se que a unidade está autorizada a agir sob o controle direto e sanção da liderança política da Rússia.
Operação Famosa: Em 2004 estiveram na invasão da escola de Beslan onde se envolveram na crise de resgate dos reféns. Os 1.200 reféns foram detidos por separatistas chechenos que terminou com 31 terroristas mortos. Um bom resultado a não ser que também vitimou mais de 350 civis.


1. U.S. Navy SEALs
....................A Marinha dos Estados Unidos atua seja no mar, ar e terra (SEAL). Essa equipes são famosos por sua habilidade para trabalhar debaixo d'água e lidar com reconhecimento especial, contraterrorismo, resgate de reféns e guerra não-convencional. Seus soldados são levados aos extremos nos treimentos seja físico quanto psicológico. Dizem que para ser um mariner tem que ter nascido para isso senão não aguentam. Existe várias categorias nessa unidade, distintas a partir do treinamentos específicos. Aqui está sendo enfocada apenas os top dessa linhagem que fazem toda a diferença em missões de resgates.

....................Os SEALs originaram-se durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Marinha dos Estados Unidos percebeu a necessidade de treinar soldados para realizar o reconhecimento de praias ao desembarcar, reportar os obstáculos e defesas, e, finalmente, orientar as forças terrestres nesse desembarque. A NCDU foi primeiramente empregada na Operação Tocha durante a invasão do norte da África em 1942. Essa unidade tornou-se o primeiro grupo especializado em incursões e táticas anfíbias na US Navy.

Operação Famosa: Uma equipe autorizada por Barack Obama matou Osama Bin Laden no seu complexo, no Paquistão. Certa vez, 03 Navy SEALs também mataram três piratas somalis quando os mesmo mantiam um capitão refém em uma embarcação em alto-mar. Essa ação inspirou a operação inicial do filme "Os Mercenários" de Sylvester Stallone. Dentre todas as outras forças especias essa é a única que fazem publicidade escrachadas seja no cinema quando nos telejornais. Uma forma de mostrar o poderio americano.

Créditos: Edilson Oliveira - Publicitário/Cuiabá-MT
Referências Bibliográficas: Wikipedia Livre

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage